Dr. Rafael Shamá

Resumo das fases clínicas e do tratamento do Covid 19

Resumo das fases clínicas e do tratamento do Covid 19

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

A doença se divide em 3 fases:

FASE 1 – fase inicial dos sintomas clássicos semelhantes a um síndrome gripal:

. Febre
. Dor de garganta
. Coriza
. Tosse
. Dor no corpo
. Cefaléia
. Inapetência
. Cansaço


Uma característica importante da doença é a presença em alguns casos de anosmia. O diagnóstico nessa fase é realizado através do swab nasal e realização do PCR. Este deve ser realizado idealmente do 3º até o 7º dia.

FASE 2 – Fase pulmonar: 

Costuma ocorrer entre o 7º e o 13º dia do início dos sintomas. Nem todos infectados passam por essa fase. Os pacientes podem evoluir com dispnéia e dessaturação necessitando de suporte de oxigênio e em alguns casos intubação e ventilação mecânica.  A tomografia de tórax se caracteriza pela presença de múltiplas áreas de infiltrado em vidro fosco distribuídos na periferia pulmonar.

É a fase que determina maior mortalidade.

FASE 3 – Fase inflamatória: 

Fase que uma minoria dos pacientes atravessa caracterizada por um estímulo inflamatório persistente com risco tromboembólico aumentado e complicações infecciosas secundárias.

Poucos tratamentos são comprovadamente eficazes no combate ao Covid 19. Nos casos mais graves que necessitam internação hospitalar e oxigênioterapia são utilizados corticoides e anticoagulação plena (quando d-dímero > 3000).

De resto, a terapia se baseia fundamentalmente na boa prática da medicina intensiva.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Veja também