Dr. Rafael Shamá

O que faz o médico assistente?

Médico Assistente 2 - Dr. Rafael Shamá

Vamos exemplificar com uma simulação:

CENÁRIO  – Seu pai (ou filho) está internado no CTI do hospital São Marcos (fictício). Ele está em estado grave entubado, dialisando e depois de 10 dias você ainda não sabe muito bem o que está acontecendo. Os Médicos só usam termos técnicos e cada dia que você vai visitar é uma equipe diferente com informações diferentes. É uma rotina angustiante… seu pai está a beira da morte, os dias passam lentamente, você reza para no dia seguinte na hora da visita você receba notícias boas e que ele continue vivo.

Além disso, apesar de você pagar um plano caro, está profundamente insatisfeito com o atendimento hospitalar; ninguém te explica nada, cada médico fala uma coisa, já viu coisas suspeitas acontecerem, acha que teve algum erro durante a internação e gostaria de transferi-lo, mas se sente muito inseguro. 

Já chamou um cardio da família; ele falou sobre o coração; que estava tudo certo e não mais voltou.

Chamou um familiar médico para avaliar o caso; o mesmo criticou várias condutas do hospital; mas disse que não podia acompanhar.

Você já não sabe mais o que fazer…

Apesar do cenário dramático, essa situação é cada vez mais comum, ainda mais no Rio de Janeiro. É aí que entra a figura do médico assistente. Um médico particular que veja seu pai todo dia, tire todas as suas dúvidas, faça o meio campo com o resto da equipe do hospital e ao invés de ser responsável pelos 19 pacientes do CTI, esteja lá apenas para ver seu pai. Esse é o papel do médico assistente. 

Um médico que realizará visitas diárias e será o médico particular do seu pai. Tomará as principais decisões em conjunto com a equipe do hospital visando a excelência no atendimento, a alta precoce se possível e acima de tudo o conforto tornando a experiência da internação menos traumatizante. 

Um serviço relativamente caro, mas que culminará com a redução do tempo de internação e com o melhor atendimento possível.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Veja também